Minha lista de blogs
Pesquisar este blog
Páginas
terça-feira, 4 de maio de 2010
Resenha "Fúria de Titãs"
Faculdade Castro Alves: Psicologia 1º semestre.
Alunos: Ademar Rocha, Aridiane Souza, Asllan Caetano, Danilo Freitas, Débora Araúko, Joice Lopes, Juliana Oliveira, Priscila Tambuque.
Resenha do Filme Furia de Titãs
O filme tem como objetivo retratar a visão mitológica Grega da Antiguidade. Numa aventura, o filme narra a lenda de Perseu, trazendo as visões mitológicas como os “deuses” eram vistos, as características desses deuses e principalmente a relação desses deuses com os “homens comuns”.
O filme conta a lenda de Perseu, começando quando Acrísios Rei de Argos ordena que sua filha Danâe que está grávida seja jogada ao mar. Perseu era filho de Zeus com Danâe, Zeus, furioso com o ato de Acrísios ordena que Posseidom liberte o monstro marinho Kraken para que ele destrua Acrísios e seu reino, enquanto isso Danâe e Perseu chegaram a salvo na ilha de Sérifo, graças à ajuda dos deuses.
Perseu creçe na ilha de Sérifo, e por motivo de irá de Tétis, após Zeus ter punido seu filho Cárigos, ela envia Perseu para Argos. Em Argos Perseu recebe como presente divino por ordem de seu pai, um capacete que o deixava invisível, uma espada invencível e um escudo que salvaria sua vida. Ao chegar a Argos, Perseu foi até o castelo onde vivia a princesa Andrômeda prometida em sacrifício ao mostro marinho Kraken, e que era noiva de Cárigus. Perseu decide então libertar a princesa Andrômeda, e junto a um senhor conheçedor das lendas e mitos, inicia sua grande aventura romântica.
Em sua aventura Perseu junto ao cavalo alado que domou, enfrenta diversos problemas, enfrenta e vence Cargos que havia sido transformado em um monstro como castigo de Zeus, más ainda sim precisa vencer Kraken para que possa libertar a princesa Ândromeda. Seguindo em sua caminhada Perseu encontra as três velhas sábias que sabem como acabar com o Kraken, Perseu ainda recebe mais uma ajuda dos deuses, a coruja da deusa Atenas que lhe serviu como guia. Perseu chega até o templo da Meduza e consegue vencê-la arrancando a cabeça. Com a cabeça da Meduza Perseu vence o monstro Kraken o transformando em pedra e libertando a princesa.
O filme se passa na Grécia mais especificamente na cidade de Argos, em um ambiente mitológico.
A principal característica do filme é mostrar a semelhança entre os sentimentos e atitudes dos deuses em relação aos “homens comuns”, os deuses apresentavam ira, raiva, vingança, amor, desejo carnal, vaidade, etc. tinham filhos... Porém, eram imortais e poderosos, modificavam as vidas dos humanos a partir de seus sentimentos. Um exemplo mostrado no filme foi quando a rainha Cassiopéia, dentro do templo da deusa Tétis, comparou a beleza de sua filha Andrômeda com a da deusa. Esta furiosa destruiu sua estátua do templo e ordenou o sacrifício de Andrômeda ao mostro marinho Kraken.
A Cosmogonia mítica foi o primeiro período da história da filosofia, e o filme Fúria de Titãs é uma obra que explica bem a visão reflexiva do homem na época. A Cosmogonia explica o nascimento dos deuses como principio de tudo, deuses “humanizados e imperfeitos” que atuam de acordo com seus sentimentos, submetendo os homens às suas vaidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário