quarta-feira, 26 de maio de 2010

Reforma Psiquiatrica



FACULDADE CASTRO ALVES

Psicologia, 1º semestre – Matutino
Alunos: Ademar Rocha, Aridiane Souza, Asllan Caetano, Danilo Freitas, Débora Araújo, Joice Lopes, Juliana Oliveira, Priscila Tambuque

Síntese
Trabalho realizado pelos alunos de psicológica da Faculdade Castro Alves 2010.1, no dia 07de maio. Foi feita uma pesquisa sobre a Reforma Psiquiátrica, tendo como fontes de pesquisas para a criação de perguntas que foram respondidas pela psicóloga Adoracion, residente do CAPS - Dr. Eduardo Saback de Moraes. Através das respostas obtidas pela psicóloga, tivemos como base para fazer esta síntese.

O objetivo da reforma psiquiátrica é acabar com a violência nos mecanismos e humanizar os atendimentos psiquiátricos, diminuindo a exclusão dos pacientes pela sociedade e pela família.
De acordo com a profissional entrevistada, a reforma já vem sendo aplicada, em 2006 especialmente, e as melhorias efetuadas. O exemplo disso tem o fechamento dos grandes manicômios no Brasil, implantação grupos de atividades culturais e profissionais como música, costura e esporte. Esses são pontos importantes para o desenvolvimento dos pacientes e para que eles possam se sentir inseridos na sociedade.
O Brasil ainda precisa se adequar para que os objetivos da reforma sejam realmente alcançados com êxito.
Na Bahia há uma necessidade primordial de investimento financeiro nessa área, construindo novos CAPS e fazendo melhorias nos já existentes. Os CAPS da Bahia em geral necessitam de maior apoio do governo, pois muitos dos centros de apoio não funcionam em condições adequadas. Muitos profissionais estão nesses atendimentos por um esforço e missão pessoal, preocupando-se com o bem-estar dos pacientes.
O papel desses profissionais é fundamental, pois é o CAPS que ajuda a estreitar o caminho entre o paciente e a sociedade no geral, atuando no tratamento do paciente através do incentivo à privatização familiar, visitando a residência dos pacientes, levando as famílias aos CAPS. É importante ressaltar que o apoio da família é parte imprescindível na recuperação do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário