quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Importância da Comunicação




Saber se comunicar é muito importante, visto que é passando informações que adquirimos conhecimento, pois somente com esse contato é que podemos amadurecer, ampliar nosso pensamento e fazer novas descobertas.

A linguagem pode ser representada de diversas formas, devendo ser utilizada em determinados lugares sendo direcionada para cada tipo de pessoa adequadamente. Assim, tanto o emissor quanto o receptor devem ter o domínio do mesmo código para haver o entendimento da mensagem que está sendo passada. Um exemplo de como domínio mútuo da linguagem é importante está relatado no filme “O Terminal”, quando Viktor Navosk chega aos EUA sem dominar a língua do lugar e não tem ninguém para intermediar o entendimento entre o estrangeiro e o nativo.

Em algumas situações somos obrigados a aprender uma nova linguagem, por estar num lugar diferente, com cultura e regras diferentes das nossas,por exemplo. Assim foi o caso de Viktor que ao ver as imagens do país dele em guerra, não conseguiu entender as informações por completo, pois não estava habituado com a o código que era usado no local onde ele se encontrava. A alternativa de Viktor foi procurar outros meios que não a fala para que pudesse entender e ser entendido, os símbolos foram fundamentais.

Como a comunicação é imprescindível, tem-se a necessidade de ser entendido da maneira mais prática e adequada possível, o que faz com que sejamos forçados a nos adaptar à forma de comunicação dominante no lugar ao qual fazemos parte. Para Viktor isso foi possível através de comparações que ele fez com um livro em sua língua materna juntamente com livros na língua do país onde se encontrava.

A convivência faz com que através da observação possamos aprender uma língua. No filme, Viktor se torna um grande exemplo. Durante os nove meses em que se encontrou preso no terminal, Viktor observou e se dedicou à necessidade do aprendizado.

A distorção dos fatos acaba refletindo em atitudes diversas do que se espera de um fato. No filme, o personagem do faxineiro, por algumas vezes fantasia acontecimentos, e vai pelo terminal espalhando fatos que jamais aconteceram, não da maneira como ele explica. O que acontece, é que numa comunicação a interpretação dos fatos e o uso da certeza no que é dito, são imprescindíveis.